Existe dupla mais popular que arroz com feijão ? Os dois já se completam, combinados com carne-seca, queijo de coalho e bacon então… Vai dar samba, ou melhor, baião! Aprenda como fazer um Baião de dois rápido e fácil.
Esse prato típico das regiões Norte e Nordeste do país, existe com pequenas variações por influência das regiões. Essa receita é a que eu provei em uma viagem pelo Ceará. Nesse dia, o nosso acompanhamento foi uma farofa de Arraia que estava maravilhosa.
A origem do nome “baião de dois” tem relação com o baião, dança típica do nordeste do Brasil, sendo que o numeral refere-se à combinação que é a base do prato, o arroz com feijão.
O termo ganhou popularidade com a música Baião de Dois, parceria do compositor cearense Humberto Teixeira com o “Rei do Baião”, o pernambucano Luiz Gonzaga, na metade do século XX.
O baião, por ser uma mistura de dois elementos da culinária brasileira apreciados e de fácil acesso, o arroz e o feijão, é muito comum em áreas rurais.
É possível perceber que ele é feito principalmente à noite para que seja aproveitado o restante do feijão cozido durante o dia. É também reconhecida como uma comida típica dos tropeiros da região, assim como o arroz carreteiro faz a mesma função nos pampas Gaúchos.
Nessa preparação, eu utilizei o feijão fradinho. O preparo foi; colocar a quantidade de feijão de molho em bacia com água, cobrindo o conteúdo, por 2 horas. Após esse período, o feijão já estará bem hidratado e poderá ser cozido.
Portanto, colocar esse conteúdo em uma panela com água cobrindo seu conteúdo. Cozinhar em fogo médio para baixo por aproximadamente 20 minutos ou até ficar ligeiramente ao dente.
O segundo processo que eu adiantei foi o da carne seca. A carne seca, deve ser dessalgada por aproximadamente 12 horas. Caso você não queira esperar tanto, pode fazer esse processo em 4 a 6 horas utilizando água gelada, que deve ser trocada a cada hora.
Para o cozimento, colocamos a carne em uma panela com água cobrindo o conteúdo em fogo médio por aproximadamente 35 minutos ou até a carne ficar mole. Nesse ponto já podemos retirá-la para desfiar.
Espero que você tenha curtido essa receita. Para outras receitas, vejam nossos outros posts com diversas opções para você.
Para assistir a essa receita, clique no botão abaixo.
Assista ao Vídeo
Para se inscrever no nosso canal no Youtube, clique no botão abaixo.
Inscreva-se
Grande abraço,
Marco Guedes.