Como fazer Strognoff de carne | Entrando na Cozinha
Hoje eu vou apresentar o meu prato favorito. Uma receita clássica do dia-a-dia que tem como você sofisticar. Não perca a chance de como fazer strogonoff para sua família e amigos com essa receita especial.
Origem do Strognoff
Uma receita bastante parecida com a que conhecemos hoje – à base de pedaços de carne, creme de leite, cebola e sal – já era preparada na Rússia czarista do século XIX.
Segundo vários historiadores da gastronomia, o nome vem da família russa Stroganov, cuja origem é anterior ao ano 1500. Difícil é saber qual Stroganov foi, de fato, o criador da receita.
Alguns pesquisadores a atribuem ao conde e diplomata Pavel Stroganov – que teve importante atuação política no reinado de Alexandre I (1777-1825) – ou a um de seus cozinheiros franceses.
Outros afirmam que teria sido outro membro da mesma família, freqüentador da corte de Pedro, o Grande (1672-1725). Ainda assim, a respeitada enciclopédia de culinária Larousse Gastronomique (sem edição brasileira) cogita que o nome pode ser derivado do verbo strogat, que, em russo, significa algo como “cortar em pedaços”.
Já a adição de champignons, páprica e mostarda é creditada ao cozinheiro francês Thierry Costet, que viveu na Rússia no final do século XIX.
Com a fuga da nobreza russa após a revolução de 1917, o prato chegou à França e, de lá, se espalhou para o mundo. A utilização de ketchup na receita foi popularizada pelos Estados Unidos.
No Brasil, o Strognoff é muito popular e possui variações com carne bovina, frango e até camarão. Em geral, aqui, é servido com arroz branco e batata frita enquanto na Rússia é servido com batatas coradas.
Gostou da receita da semana? Clique no botão abaixo para assistir a receita completa.
Assista ao Vídeo
Clique aqui para assinar o nosso canal do Youtube.
Conheça nossas redes sociais.
Facebook: Entrando na Cozinha
Instagram: @entrandonacozinha
Ingredientes:
– 500g de patinho
– 1/2 cebola
– 2 dentes de alho
– água
– 1 colher de sopa de mostarda
– 1 colher de sopa de ketchup
– 100g cogumelo Paris
– 200ml de creme de leite
OBS: A receita original é feita com filé mignon, que é uma carne muito macia. Prefira executar essa receita com esse tipo de carne mas nada impede que você use outras carnes. Use a criatividade.
Grande Abraço,
Marco Guedes.