Molho de Tomate Caseiro dos mais diferentes tipos aparecem nas culinárias de todo mundo, dos temperos simples e frescos aos mais complexos e altamente temperados.
Molho de tomate é uma expressão genérica usada para descrever qualquer molho, cuja base principal sejam tomates.
Podem ser feitos de muitas maneiras: crus ou cozidos em qualquer quantidade de tempo e em alguns casos o azeite de oliva é a única gordura utilizada. Uns são transformados em purê até ficarem heterogêneos, enquanto outros apresentam grumos e são mais “rústicos”.
O bom molho de tomate pode ser feito com tomates fresco ou enlatados. Quando os tomates estão no auge, prefira utilizar apenas eles mas em outras épocas do ano é permitido utilizar tomates enlatados de boa qualidade.
Os tomates do tipo italiano são os preferidos por sua alta proporção de polpa em relação a pele e as sementes. Assim, você pode simplesmente lavá-los e cortá-los ou até mesmo tirar a sua pele.
Há inúmeras formas de aromatizar seu molho de tomate caseiro. Algumas receitas pedem um mirepoix padrão, outros apenas cebola e manjericão. Faça aquele que você achar melhor ao seu paladar.
Como os tomates são muito ácidos, escolha uma panela de inox, ferro ou alumínio inodizado, porque os tomates necessitam de fogo uniforme para cozinhar melhor e não queimar.
Gostou desse conteúdo ? Compartilhe com seus amigos e deixe seu like.
Quer conhecer melhor a gente, então siga-nos lá nas redes sociais e também no Youtube.
Instagram: @entrandonacozinha
Facebook: Entrando na Cozinha
Youtube: clique aqui para se inscrever
Um grande abraço,
Marco Guedes